quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

"Mas foi só uma galinha..."

Assim como provavelmente a maioria de vocês, eu soube recentemente do, vamos dizer assim, espantoso episódio da galinha voadora num colégio da asa norte. E claro que, como a maioria das pessoas, assim que soube com detalhes do episódio, tirei as minhas conclusões. Nada mais justo que dividi-las com vocês, meus caros leitores.

Pra quem não sabe do episódio, é muito simples: num determinado colégio aqui em Brasília, na asa norte, um aluno apareceu com uma galinha - é meio inusitado, eu concordo. Esse sujeitinho e/ou seus colegas resolveram tirar a galinha de dentro da caixa onde ela estava e "brincar" com ela. Coisas como assustar, trancar num lugar com pessoas que, provavelmente, vão se assustar - e, consequentemente, assustar o pobre do animal... Essas coisas nada saudáveis que fazem a alegria de um adolescente de vez em quando.

O orientador disciplinar - que eu já tive a oportunidade de conhecer e, a julgar pela descrição dada por outro funcionário do colégio, que disse que "vê se os meninos estão dentro das salas de aula, se estão de uniforme...", enquadra-se perfeitamente no trabalho de um bedel - , ao ver a cena, decidiu simplesmente livrar-se da galinha. Pra surpresa da maioria, pegou o animal pelas asas e pelas patas e atirou-a para o outro lado do muro da escola.

Vamos parar um instante. Primeiro: por que diabos um adolescente levaria uma GALINHA pra escola? Quer dizer... É claro que o orientador disciplinar fez o que fez e não foi nada bonito, mas não tiremos do menino a parcela da história que cabe a ele. Vamos concordar que nada disso teria acontecido se ele não tivesse se aventurado a levar uma galinha - em vez de um brinquedo ou um instrumento musical - pro colégio.

Como se não bastasse o fato, ainda tem gente que defende o orientador disciplinar dessa escola. Que não é justo culpá-lo por isso e por aquilo. Não?! Não é justo?! Tá... Pergunta clássica do blog: e quando é com pessoas?

É claro que não foi nada demais. Afinal de contas, foi uma galinha que ele jogou por cima do muro. Mas e se fosse o cachorro de estimação de uma dessas pessoas que estão defendendo esse personagem da história? E se o orientador disciplinar tivesse jogado por cima do muro o seu yorkshire terrier ou o seu maltês? Eu tenho certeza mais que absoluta de que não seria "nada demais". Seria, né? Eu sabia que concordaríamos em algum ponto.

O próximo passo - e o mais importante de todos - são as lições que esse sujeito ensinou aos adolescentes ao jogar o animal por cima do muro. Pra começo de conversa, que "problema dos outros a gente joga por cima do muro". Que tal? E que tal "você não precisa se importar se é um bicho de estimação de outra pessoa, contanto que você se livre do problema"? E que tal ainda "vale tudo pra manter a disciplina na escola"?

O que um sujeito desse não lembra é que quanto mais alto o cargo que a gente exerce, maior a responsabilidade que a gente tem. Quanto mais alta a posição, mais pessoas ouvem o que a gente diz e veem o que a gente faz. O que esse cara não lembra é que NINGUÉM tem o direito de fazer o que ele fez e, muito menos, um ORIENTADOR DISCIPLINAR, que deveria manter a disciplina e, muito antes disso, dar o exemplo aos alunos da escola em que trabalha e a todos os outros.

E o que eu acho que ninguém pensa é que as pessoas que acham graça de um episódio como esse e/ou as que defendem pessoas como o nosso personagem em questão são o mesmo tipo que queima índio, espanca garçom em bar na praia, estupra criança no parque e outras coisas horrendas que as pessoas têm mania de achar que quem faz é quem não tem discernimento.

Não têm, mesmo, mas frequentam escolas particulares e tudo.

2 comentários:

Luiza Callafange disse...

Uau, realmente, concordo em número, gênero e grau. Acho que todos têm a sua parcela de culpa, mas os mais velhos, como diz a tradição oriental, são o exemplo para os mais novos, certo?
>_< boa, Dé!

Juliana Lima disse...

Apoio completamente!!!Quero mais textinhos legais do Dé!