quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Olhos


Todo mundo tem. Não só tem como tem dois. Castanhos, azuis, verdes, vermelhos, escuros, claros, grandes, pequenos, míopoes, hipermétropes, astigmatas, estrábicos, cegos e por aí vai. São coisinhas tão comuns... Vemos isso todo santo dia quando nos olhamos no espelho, quando falamos com outras pessoas, quando damos bom-dia pro nosso gato - sim! por que não incluir olhos de animais nisso? - e até quando vemos aquelas propagandas chatas que passam na TV.

O mais curioso é o que pode haver por dentro deles. Inúmeras teorias e pessoas dizem inúmeras coisas e coisas a respeito dos olhos. Há quem diga que é onde se guardam os mistérios, há quem diga que é onde se guardam as verdades, há quem diga que são as janelas para a alma e, na minha opinião pessoal, eles entregam muito mais do que só mistérios, verdades ou janelas para a alma.

Quanto de nós fica guardadinho dentro da gente? Quer dizer... Quanto de nós nós deixamos de revelar por meio de palavras ou gestos ou por meio de qualquer outra coisa? E o que é isso que costumamos deixar guardado - e, às vezes, escondido?

Disfarçar ou esconder uma idéia é extremamente fácil, na maioria das vezes. É coisa que a gente pensa e os olhos não são, eu diria, exatamente técnicos - na falta de termo melhor - pra transparecer alguma idéia. Já é mais difícil esconder alguma coisinha mais, digamos, corriqueira. É meio complicado esconder sono, cansaço ou empolgação, por exemplo. Mas isso é físico. Olhos vermelhos ou levemente caídos ou coisa no estilo são coisas que não têm lá como disfarçar - nem motivo, na maior parte do tempo.

E as emoções? E os sentimentos? Esses, muitas vezes, fazemos de tudo pra não deixar transparecer. Curiosíssimo, não? Uma raiva de alguém, uma indiferença, um aborrecimento, uma quedinha, uma admiração ou uma paixão louca... Isso são coisas que as pessoas costumam esconder, pelo que tenho visto nos últimos vinte e um anos e meio. E por quê?

O mais curioso dessa história toda é o quanto é fácil entregar essas coisas que a gente sente e, por incrível que pareça, o quanto é fácil perceber essas coisas em outras pessoas. Tudo isso pode ser feito por meio de um contato entre os olhos. Geralmente, quem quer esconder algo, evita olhar nos olhos. Fure, com os seus, os olhos dessa pessoa de quem você quer saber alguma coisa nesse gênero e veja o que acontece. É uma das coisas mais lindas do mundo quando duas pessoas se olham nos olhos com fome de olhar nos olhos. E, então, tudo aparece como por encanto. Todas aquelas coisas escondidas dentro daquela pessoa parecem sair como num grito desesperado, como se tudo aquilo estivesse preso e com sede de liberdade - e, de fato, devia estar mesmo.

6 comentários:

Aileen Daw disse...

Noh... eu fujo de contato com os olhos quase o tempo todo... :PPP

Anônimo disse...

Mto interessante o tema!
Como sempre, ótimos textos!
=*****

Diário de Smokel disse...

realmente....olhos são coisinhas fascinantes....
adorei o texto...
bjinhoss

João Foti disse...

você tem que ler o Ensaio sobre a Cegueira, do José Saramago, que sua vida vai mudar. Ele trata justamente disso. A visão, a cegueira e a lucidez, é um livro mto forte intenso pesado. mas é um putalivro. gostei mto do texto, os olhos são nossos guias pela vida, DEZIMMMMMMMM meu velho vamo se encontrar pra fazer um som, da uma olhada no meu texto dps tb q eu fiz la ehehe abraço!

Anônimo disse...

Eu tenho um de cada cor =p
Certeza que é a parte mais linda e intensa do corpo!
Cunhadoo, cadê tu?
saudade imensas!
te adorooo.
Thá

Pedro Martins disse...

definição singular.
texto muito bom. =]