terça-feira, 28 de maio de 2013

Amigos

Essa é uma palavrinha muito especial. E nos dizem, a vida inteira, um milhão de coisas sobre amigos - algumas verdadeiras e outras não. As coisas de que melhor me lembro agora são "você deve escolhê-los com cuidado" e "são a família que a gente escolhe". Nenhuma delas deixa de ser verdade, na minha opinião.

Amigos são uma maravilha, uma delícia, uma verdadeira bênção divina. Claro que a gente não pode simplesmente "deixar nas mãos de Deus"; é necessário cultivar as amizades. Espera... Acho melhor eu falar um pouco dos vários tipos de amigos - da maneira como eu aprendi a diferenciá-los.

Já ouviram falar em "amigos de interesse"? Tenho certeza de que já. Sabe aquela pessoa que só vem falar com a gente quando quer ou precisa de alguma coisa? Com alguns deles você até pode contar, desde que não seja nada sério ou grave. Alguns deles não se incomodam de fazer pequenos favores pra você - desde que você também faça pra eles. Sempre rolam pessoas assim por aí, mas não é desses amigos que eu estou falando.

Um pouco melhores do que esses, mas ainda não chegam lá pra mim, são os amigos de farra. Está tudo certo, tranquilo e lindo, eles estão lá pra comemorar e fazer farra. Arrumou uma namorada? Oba! Juntam-se todos num barzinho e bebemoram o novo casal. Dispensou a namorada? Oba! Juntam-se todos numa balada pra "pegar" quantas der vontade. Mas não tente passar um mau período no namoro - ou qualquer outro mau período - , que eles somem.

Tem também aqueles amigos "de época". Perdi as contas de quantas vezes eu ouvi pessoas me dizerem que conheceram gente legal na escola ou na faculdade, estudaram juntos um tempo e, quando acabou a escola ou a faculdade, nunca mais se falaram. E alguns desses amigos até são bons amigos mesmo. Daqueles que te ajudam a segurar umas barras meio pesadas e tudo. Mas, assim como "cabô míi, cabô pipoca", acabou a faculdade, acabaram-se eles.

Os amigos aos quais eu me refiro são outra história. Alguns deles você conhece há poucos dias e já sentiu que há uma sintonia maluca e, quando percebe, estão conversando coisas que não conversariam com muitas pessoas em quem confiam. Outros deles vêm desde a sua última "grande fase" da vida - no meu caso, desde o cursinho pra concurso público ou até a segunda metade da faculdade. Eles meio que chegaram de fininho, foram ficando, foram ficando e você não consegue mais se ver sem aquelas pessoas queridas.

E tem aqueles velhos amigos. Antigos, dinossáuricos e jurássicos. Esses são raridade, pelo que eu tenho ouvido as pessoas dizerem. Sabe aquele grupinho de amigos que você conhece desde sabe Deus quando? Aquele grupinho em que, quem você conhece há menos tempo, já conhece há mais de dez anos? NÃO?! Que pena! SIM?! Fala... Se um deles some, você morre, né não?

Esses não só são especiais pelo tempo de convivência, mas acaba que eles te conhecem tão bem quanto você mesmo - talvez até melhor. Eles estiveram lá pra te ajudar a estudar pra aquela maldita prova de física que quase te reprovou no primeiro ano, estiveram lá quando você terminou o segundo grau e passou no vestibular, estiveram lá pra te dar parabéns pela namorada nova e te botar no colo quando terminou, em todos os seus aniversários, nas farras de violão, piscina, churrasco, sauna, cerveja e choque térmico - uahwuhawuhawuahwuhaw!! - e estiveram lá até quando você era uma criança cabeçuda com óculos de fundo de garrafa e cabelo penteado pro lado. Aqueles que te conhecem bem desse tanto e te amam mesmo assim.

Independente de quanto tempo faz que você os conhece, um amigo de verdade pra mim, é uma bênção divina, sim. Eles estão lá quando você precisa, quando você quer e quando você menos espera. Comemoram, sim, quando você passar uma fase boa e vão estar por perto, sim, quando você passar por tempos difíceis. Vão ser o seu porto seguro e vão ter certeza de que você pode ser o deles também. E a melhor parte nem é só saber que você vai ter apoio quando precisar; pra mim, é saber que eles vão querer que eu seja o apoio deles quando eles precisarem. Essa confiança mútua é simplesmente impagável.

Meus queridos amigos, muitíssimo obrigado por tudo. Desde o apoio nos momentos mais difíceis até as divertidíssimas bagunças e - por que não? - pela simples existência de vocês na minha vida. Meus tesouros, minhas bênçãos divinas, minha família que eu escolhi.

2 comentários:

Luiza Callafange disse...

Que liiiiiiiiiiiiiindo Dé! Eu sou amiga das que somem (Ensino Médio etc) mas também sou transição das antigas que você pode contar né?
Eu adoro essa frasezinha, que amigos são a família que a vida nos permitiu escolher, acho super verdade, e o mais incrível pra mim é que amizade é uma coisa super forte, do tipo que pode fazer um tempão que as pessoas não se falam mas toda vez que se vêem é a mesma alegria e sensação gostosinha - quinemnóis!
Amigos são maravilhosos e a prova de que o ser humano é realmente um ser social e amoroso*!

*Amoroso no conceito acadêmico da Pedagogia, que eu me lembro de um professor muito querido, Renato Hilário dos Reis (parente!?) falar nas aulas e em suas obras, sobre o ser humano se permitir na questão do contato, do carinho e da necessidade da troca de amor entre pessoas!

disse...

Dézim, quanto tempo mesmo! Rs. Que bom que você visitou de novo o blog. Adorei o texto Amigos :)) bjo procê!